A AHETA considera que existe uma grande área de convergência de objectivos entre as diversas entidades envolvidas na organização e dinamização da Rota da Dieta Mediterrânica, designadamente no que se refere à necessidade de gerar sinergias entre os vários parceiros que integram a rede regional.
A AHETA, enquanto legítima representante dos empresários hoteleiros e turísticos do Algarve, animada de um espírito de cooperação e parceria, está obrigada à disseminação e potenciação dos produtos e resultados, materiais e imateriais, que constituem a Dieta Mediterrânica.
Para a AHETA, a participação em actividades que visem a construção de uma oferta organizada de recursos, postos ao serviço dos visitantes nacionais e estrangeiros, constitui uma mais-valia competitiva da nossa oferta turística, valorizando, por essa via, o posicionamento competitivo do Algarve nos mercados turísticos internacionais.
A valorização económica e cultural da Dieta Mediterrânica e dos seus recursos assume-se, pois, como um dos elementos diferenciadores na construção do nosso produto turístico, devendo passar a ser considerada na definição e implementação das estratégias promocionais do Algarve, aproveitando a nosso favor os valores que, simultaneamente, nos identificam e diferenciam face a outros destinos concorrentes.
Neste contexto, com base nestes fundamentos, a AHETA passou a integrar, formalmente, a rede regional de entidades responsáveis da Rota da Dieta Mediterrânica no Algarve.