As divulgações semanais online dos Associados da AHETA!
Nesta Edição:
- Evento Greening Tourism na Aheta
- Quinta do Barranco Longo apoia Evento da AHETA
- Greening Tourism teve o apoio da Aviludo
- Nova forma de pedido de Pareceres Jurídicos
- Pareceres CTP
- Ações de Formação – Igualdade de Género
- Prémio BPI – Fundação “La Caixa”
- Lagoa Wine Show
- Plataforma “Algas na Praia” volta a monitorizar acumulações de algas na costa portuguesa
- Al-Bauhaus Dream Factory
Evento Greening Tourism na AHETA
Voltamos de novo ao vosso contacto.
Em primeiro lugar gostaríamos de agradecer a todos os associados que estiveram presentes no evento da passada segunda feira, onde assinámos um protocolo de colaboração com o Instituto de Soldadura e Qualidade e, por outro lado organizámos, em parceria, uma mesa redonda sobre o tema “Greening Tourism”, onde o tema da sustentabilidade foi dominante. Além do ISQ também o Turismo de Portugal se fez representar, na pessoa da Drª Teresa Ferreira, bem como a Câmara Municipal de Albufeira, na pessoa do seu Presidente Dr José Carlos Rolo, a Entidade Regional de Turismo, na pessoa do seu Presidente Engº João Fernandes e a Comissão de Coordenação da Região do Algarve, representada pelo seu Presidente Dr. José Apolinário.
Tratou-se de um importante fórum de debate onde contribuiu também o Presidente do NERA, Dr. Vítor Neto.
QUINTA DO BARRANCO LONGO APOIA EVENTO DA AHETA
A Quinta do Barranco Longo apoiou o evento Greening Tourism, organizado pela AHETA na passada segunda feira, através de uma mostra e degustação dos seus produtos, disponibilizando a todos os participantes os seus magníficos vinhos que muito dignificam a região do Algarve.
Pelo facto o nosso obrigado.
GREENING TOURISM TEVE O APOIO DA AVILUDO
A AVILUDO, parceiro estratégico da AHETA, também marcou presença no evento através de duas empresas que representa na região, a Bonduelle e a Bridor.
Sendo estas empresas comercializadores de produtos alimentares, nomeadamente a Bonduelle comercializa legumes e a Bridor comercializa produtos de padaria e pastelaria, participaram na preparação e confeção os Chefs Paulo Freire pela Bonduelle e João Franco pela Bridor, que, in loco, tiveram oportunidade de mostrar os segredos da confeção e todos puderam degustar os mesmos, tendo constituído agrado geral dos participantes na reunião.
A AVILUDO disponibilizou ainda produtos de charcutaria e laticínios da marca própria ULI.
Apoiou esta ação a empresa Cavacos Catering, de Loulé que apresentou diversos outros produtos e foi responsável por toda a logística do evento.
O som esteve a cargo da Stageteam.
NOVA FORMA DE PEDIDO DE PARECERES JURÍDICOS
No seguimento da contratação de um gabinete de advogados para dar apoio aos nossos associados, estabelecemos uma nova forma de operacionalização, que vos comunicamos.
Assim, foi criado o endereço de email conselhojuridico@aheta.pt o qual vai diretamente chegar aos advogados. A resposta será remetida diretamente para o associado poupando-se assim algum tempo.
Esperamos que esta medida contribua para uma melhor operacionalização dos processos.
Hélder Martins
Presidente
Pareceres CTP
- Serviços Turísticos
- Tempos de Trabalho em actividades de Transporte Rodoviário
- Qualificação Internacionalização
- Sistema Eléctrico Nacional
- Projecto de Decreto
- Projecto de portaria medida Compromisso Emprego Sustentável
- Agenda Trabalho Digno
- Projectos portaria Centros Qualifica e portaria RVCC
- Projecto cursos de Educação e formações modulares certificadas
- Agenda do Trabalho Digno e de Valorização dos Jovens no Mercado de Trabalho
Ações de Formação – Igualdade de Género
A APEE – Associação Portuguesa Ética Empresarial, entidade parceira no Programa Empresas Turismo 360°, enviou-nos um informação sobre ações de formação disponíveis no domínio da Igualdade de Género, no sentido de saber se era uma matéria que pudesse interessar às empresas da região do Algarve.
Trata-se de um projeto, cujo Organismo Intermédio é a CIG – Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género, e que se encontra a ser realizado na Região Norte, Centro, Alentejo e Algarve.
Cursos Disponíveis:
- Curso 2. Formação de Públicos Estratégicos para obtenção da especialização em Igualdade de Género (58 Horas)
- Cursos disponíveis: 6 Ações na Região do Algarve; 7 Ações na Região Alentejo; 2 Ações na Região Centro; 4 Ações na Região Norte.
Os Projetos, Tipologia de Operação 3.15 – Formação de Públicos Estratégicos, encontram-se a ser cofinanciados por Programas Operacionais, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Social Europeu (FSE).
Formandos/as elegíveis:
· Formandos/as com pelo menos grau de licenciatura;
· Formandos/as ativos empregados/as (trabalhadores dependentes ou independentes).
Cada turma deverá ter no mínimo 16 participantes e no máximo 20 participantes.
A turma poderá ser constituída por participantes da mesma organização ou oriundos de diferentes organizações.
Cronograma:
O deadline do projeto é 31 de dezembro de 2022.
O cronograma poderá ser proposto pela organização, de acordo com as suas disponibilidades, podendo ser em horário laboral, pós-laboral ou misto.
Também a carga horária poderá ser de acordo com o interesse dos participantes, prevendo-se que possa ser realizada presencialmente ou online (a distância).
Face ao exposto, gostaríamos que nos informassem se esta acção de formação vos interessa, e se sim em que período a mesma se poderia realizar.
Link para conteúdo programático.
Prémio BPI – Fundação “La Caixa”
Exmos. Senhores, Informamos que estão abertas as candidaturas ao Prémio BPI Fundação “la Caixa” Infância, um Prémio que tem como finalidade apoiar projetos que visem quebrar o ciclo de pobreza, facilitem o desenvolvimento e empoderamento na infância e adolescência, e potenciem a família como eixo de ação socioeducativa. O Prémio Infância é uma iniciativa conjunta do BPI e da Fundação “la Caixa” e vai atribuir € 1.300.000 a projetos de instituições privadas sem fins lucrativos. Poderá consultar o regulamento e apresentar a sua candidatura até 27 de junho, nos sites do BPI e da Fundação “la Caixa”. Para apoiar as entidades nos processos de candidaturas, o BPI e a Fundação “la Caixa” irão realizar sessões de esclarecimento. Informamos também que nos poderá contactar por e-mail para premiosbpi.fundacaolacaixa@contact.fundacaolacaixa.org. (Dias úteis das 09h às 17h). |
Na expectativa de podermos contar com o vosso apoio na divulgação desta iniciativa, junto das instituições com sede no vosso concelho, colocamo-nos ao dispor para quaisquer esclarecimentos adicionais. Toda a informação em bancobpi.pt/responsabilidade-social e em fundacaolacaixa.pt/pt/programas-sociais. |
Lagoa Wine Show
O Lagoa Wine Show é já uma das mais emblemáticas mostras de vinhos no sul do país, onde, a par da música, os mais conceituados produtores, das várias regiões vinícolas, marcam presença com especial destaque para os vinhos da região do Algarve. A região do Algarve encontra-se numa fase de crescente notoriedade no mundo vinícola, despertando o interesse de críticos e peritos nacionais e internacionais, que tem merecido o reconhecimento através das várias distinções obtidas em prestigiados concursos nacionais e internacionais.
Este ativo estratégico e emergente para a região uniu os municípios de Lagoa, Albufeira, Lagos e Silves, que apresentaram uma candidatura, Cidade Europeia do Vinho 2023, com um enorme potencial evidente para se enraizar no futuro da estruturação e da valorização da vinha e do Algarve, sob a designação “Algarve Golden Terroir”, e que estará também representada no Lagoa Wine Show 2022.
O Lagoa Wine Show é um evento de entrada livre e decorrerá todos os dias, de 9 a 12 de junho, entre as 19H00 e as 00H00 e além da programação musical conta com provas de vinho, exposições gastronómicas e show cooking com base em produtos regionais com um chefe de destaque por dia.
Motivos não faltam para visitar a cidade de Lagoa e vir conhecer o LAGOA WINE SHOW.
Plataforma “Algas na Praia” volta a monitorizar acumulações de algas na costa portuguesa
Pelo segundo ano consecutivo, investigadores do Centro de Ciências do Mar (CCMAR) e da Universidade do Algarve apelam à colaboração do cidadão comum na identificação de grandes acumulações de algas que aparecem no mar ou nas praias da costa portuguesa, incluindo Açores e Madeira. Através da plataforma “Algas na Praia”, o cidadão pode enviar um conjunto de informações sobre as algas encontradas, permitindo uma monitorização a grande escala destas acumulações.
É normal encontrarmos algas no mar e nas praias, mas quando encontramos acumulações excessivas de algas podemos estar perante fenómenos resultantes de excesso de nutrientes provenientes de efluentes urbanos ou da fertilização excessiva em agricultura. Podem ainda ser um fenómeno provocado por algas invasoras, as quais têm um impacto muito negativo nas espécies nativas da nossa costa.
Quando as algas crescem de forma excessiva, podem prejudicar a biodiversidade, as pescas e a qualidade ambiental da praia. A plataforma “Algas na Praia” facilita o envio aos investigadores de um conjunto de informações sobre acumulações de algas encontradas ao longo da costa portuguesa, permitindo responder a várias questões: de que espécies se tratam? Quando e onde ocorrem? O que está na sua origem? Quais os seus impactos? Estarão estas acumulações a tornar-se mais ou menos frequentes?
Os resultados obtidos na monitorização realizada no verão de 2021, durante a qual foram submetidos 96 registos na plataforma “Algas na Praia”, permitiram identificar três zonas distintas de acumulação de algas na costa sul do Algarve: entre Lagos e Olhos de Água dominou a alga castanha Rugulopterix okamurae, uma espécie invasora originária dos mares da Coreia/Japão; entre Vilamoura e a Praia de Faro dominou a alga vermelha Asparagopsis armata, uma espécie invasora originária da Austrália; e entre a ilha da Armona e Vila Real de Santo António, proliferou a alga verde Ulva sp., uma espécie autóctone da nossa costa. Este ano já começaram a ser registadas acumulações de algas nas praias da costa sul do Algarve.
Segundo Rui Santos, professor da Universidade do Algarve e investigador do CCMAR, “os registos que forem submetidos este ano, juntamente com os dados obtidos no verão passado, vão permitir identificar as condições ambientais chave para a proliferação de algas e definir estratégias para remover e utilizar esta biomassa que dá à costa”.
De notar que apesar de o grupo de trabalho não proceder à remoção das algas na praia, atuará no sentido de contactar as autoridades competentes sempre que se justifique, tirando partido do ponto de vista científico das algas removidas e dos seus potenciais benefícios para a saúde. Para além disso, através do projeto NUTRISAFE, os investigadores procuram também desenvolver um novo suplemento alimentar, a partir de algas invasoras que se acumulam nas praias. Dina Simes, professora da Universidade do Algarve e investigadora do CCMAR, responsável por este projeto, salienta que “algumas destas algas apresentam compostos com caraterísticas anti-inflamatórias e de proteção vascular e pulmonar, pelo que podem ser utilizadas em suplementos alimentares que permitem reduzir comorbidades comuns associadas ao envelhecimento e às doenças inflamatórias crónicas.
Para mais informações consulte aqui a página do projeto ‘Algas na Praia’.
Al- Bauhaus Dream Factory
Algarve belo, sustentável e para todos
Em nome do grupo de parceiros AL-Bauhaus (Novo Bauhaus no Algarve), é com grande entusiasmo que o convidamos para o evento AL-BAUHAUS DREAM FACTORY a acontecer dia 9 de Junho (tarde e noite), na Associação Recreativa e Cultural de Músicos, em Faro.
O AL-BAUHAUS DREAM FACTORY, é um evento lateral do “The Festival” em Bruxelas que visa celebrar o movimento Novo Bauhaus Europeu.
Vamos imaginar, sonhar e co-projetar os futuros espaços culturais do Algarve, para que sejam belos, sustentáveis e inclusivos!
O programa é dirigido a diferentes gerações e irá abordar diferentes perspectivas do desenvolvimento cultural, social e sustentável da nossa região.
A entrada é gratuita.
Link para programa.