Call UE Crescimento Sustentável e Resiliência no Turismo – ação de informação
Caros Associados,
Remetemos abaixo informação relevante, do Turismo de Portugal relativa ao assunto em epígrafe:
“Exmos/as Senhores/as,
A Comissão Europeia lançou no passado dia 6 de setembro, uma call “Crescimento Sustentável e Resiliência no Turismo – Capacitação das PMEs para concretizar a dupla transição”, no valor global de €20 milhões. O prazo limite para a apresentação das candidaturas termina no próximo dia 30 de novembro de 2022.
Este financiamento faz parte da estratégia geral de recuperação da COVID-19 para um ecossistema de turismo sustentável e visa equipar e capacitar as PME nos seus processos esforços de transição dupla, de acordo com o Tourism Transition Pathway, enquadrado na Atualização da Estratégia Industrial UE.
Em geral, visa acompanhar a recuperação prospectiva do ecossistema do turismo, apoiando a transformação digital e verde das empresas de turismo, em particular das PME, inclusive através de consórcios de organizações de partes interessadas relevantes do turismo. , e impulsionar a inovação, resiliência, sustentabilidade e qualidade em todo o a cadeia de valor do turismo. A atividade também pode incluir o apoio financeiro a (por exemplo, PMEs e matchmaking B2B).
Objetivos
- Melhorar a resiliência e a competitividade das PME no setor do turismo através de uma melhor aplicação dos princípios de sustentabilidade (incluindo através da utilização de ferramentas existentes, como o rótulo ecológico da UE para alojamento turístico), inovação, ferramentas e dados digitais e através de uma melhor capacidade de considerar, avaliar e monitorar os impactos ambientais e socioeconômicos dos serviços e atividades de turismo;
- Novos modelos de negócio do turismo que assentam na digitalização, novas tecnologias, sustentabilidade, circularidade, inclusão, experiências autênticas e culturais e envolvimento das comunidades locais;
- Cooperação reforçada ao longo da cadeia de valor do turismo;
- Melhor cooperação transnacional e transfronteiriça, transferência de conhecimento e aprendizagem entre pares;
- Apoiar a recuperação do ecossistema do turismo após a crise do COVID-19, desenvolvendo e compartilhando as melhores práticas para investimentos de recuperação de longo prazo para uma transição verde e digital.
Atividades financiadas:
- Compilação de boas práticas UE num único documento.
- Capacitação para PMEs de turismo: i) apoio técnico e financeiro às PME onde deve ser feita uma seleção de pelo menos 50 projetos inovadores, podem receber este apoio financeiro através de um “montante fixo” e podem contar com apoio técnico e aconselhamento; ii) formação e transferência de conhecimentos para as PME do turismo para as ajudar a desenvolver produtos turísticos novos, inovadores, sustentáveis e inclusivos.
- Capacitação de ecossistemas turísticos locais apoiando bons exemplos de ecossistemas locais que queiram atuar como referência no desenvolvimento de soluções inovadoras em turismo sustentável e inovador.
Orçamento:
Orçamento disponível indicativo: 20.500.000 euros.
Os orçamentos dos projetos estão estimados entre 2.000.000 e 4.000.000 euros.
100 por cento do financiamento é fornecido para os custos de prestação de apoio financeiro a terceiros e 90 por cento para outras categorias de custos
A informação sobre a mesma encontra-se disponível no seguinte site: https://eismea.ec.europa.eu/funding-opportunities/calls-proposals/sustainable-growth-and-building-resilience-tourism-empowering-smes-carry-out-twin-transition_en
Evento NECSTOUR
Adicionalmente, de forma a promover um melhor conhecimento e aumento da capacidade de eficácia na candidatura, informa-se que no próximo dia 16 de setembro, às 9h (fuso de Lisboa, 10h de Bruxelas), a NECSTOUR irá realizar um “Brokage Event” dedicado precisamente à explicação deste call, sendo que convidou este TP a assistir (apesar de ser um evento exclusivo a associados daquela organização) com o objetivo de promover a constituição de um consórcio para o efeito. Neste contexto, caso pretenda assistir ao referido evento, deverá proceder à inscrição prévia na seguinte hiperligação NECSTouR on the Single Market Programme“